terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vivendo Pela Fé

VIVENDO PELA FÉ
Rm.1:16 e 17
Antes de discorrermos sobre o tema “viver pela fé”, comentemos o v.16 onde Paulo afirmou com muita convicção que não se envergonhava do evangelho de Cristo. Paulo passou por uma transformação radical em sua vida, deixando tudo que cria sobre o judaísmo passando então a crer no maravilhoso evangelho da salvação. Muitos querem fazer o mesmo hoje, estão sedentos, carentes de Jesus, mas não têm coragem de mudar. Outros aceitam ao Senhor Jesus como senhor e salvador mas ainda não admitem ou não assumem este novo estado de vida, omitindo de colegas que está freqüentando uma determinada igreja ou um grupo de oração. Uns têm vergonha de carregar uma bíblia, outros de cumprimentar com a paz do Senhor. Mas como afirma o apóstolo, este evangelho é o poder de Deus e somente este poder transforma, moldando todo aquele que aceita ao Senhor Jesus para que viva uma vida nova em Cristo.
Mas vamos agora falar sobre o viver pela fé. Quando o apóstolo usa a expressão “de fé em fé” , ele quer dizer fé do começo ao fim, fé constante, inabalável, que não esfria diante das circunstâncias. O justo deve viver sempre pela fé para ter uma vida espiritualmente mais rica. Muitas pessoas se enganam pensando que viver pela fé é não trabalhar esperando ajuda dos irmãos, de igrejas, visitar igrejas e lares de pessoas orando por elas e depois pedindo ajuda para sustento. Não quero dizer que não devemos contribuir com aqueles que nos visitam, mas temos que tomar muito cuidado, pois grande é o número de aproveitadores, de falsos profetas em nosso meio.
Mas, enfim, o que é viver pela fé? Vamos usar aqui a vida de dois homens da bíblia para exemplificar. Jó, por exemplo, na situação terrivelmente adversa que se encontrava, teve fé para afirmar uma das frases mais lindas da bíblia. “Eu sei que meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra”(Jó.19:25). Outro homem de fé foi Habacuque, que cresceu espiritualmente fortalecendo sua fé conversando com Deus. O profeta pergunta à Deus como Judá poderia ficar sem castigo diante de tanta iniquidade e Deus lhe respondeu que usaria a Babilônia para castigar Judá. Depois ele pergunta como Deus poderia usar uma nação ainda mais ímpia que Judá para castiga-la, no que Deus responde que no futuro julgaria a Babilônia. O profeta entendo então que Deus têm os seus propósitos e que ele não deveria olhar as circunstância mas sim, o resultado. Assim devemos nós fazer também. Se olharmos para este mundo iníquo em que vivemos apenas com nossos olhos carnais não teremos esperança, mas se olharmos com os olhos da fé, perceberemos que Deus tudo vê, tudo sabe, tudo controla. Enfim, devemos como Habacuque entender que ainda que tudo pareça contrário, a justiça de Deus prevalecerá. O profeta demonstra este sentimento nos versículos 17, 18 e 19 do capítulo 3 do livro de Habacuque (leia e medite). Isto é viver pela fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário