domingo, 16 de outubro de 2011

Deus Esta a Procura.

 
A procura dos verdadeiros adoradores (Jo 4.24).
( 6729 visitas )
 

(Jo 4.24).

INTRODUÇÃO: A palavra “ADORAÇÃO” tem sua origem no termo hebraico “SHACHAH” , que traduzida, literalmente significa “PROSTRAR-SE”; nela está implícito o sentido de (reconhecer o valor de:) Adoração pois a Deus é o reconhecimento da sua glória, soberania, senhorio e majestade; não só em palavras, mas em atitudes, procedimentos e comportamento. Em (Ap 4.10,11) encontramos a expressão básica que revela o verdadeiro significado do que é adoração.

OS 5 ELEMENTOS BÁSICOS DA VERDADEIRA ADORAÇAO: As características do verdadeiro adorador.

1-CONSCIÊNCIA: Adoração verdadeira é um ato consciente, isto implica conhecimento (Jo 4.22) Nós adoramos o que sabemos... (Rm 12.1,2) Culto racional... A verdadeira adoração envolve mais do que emoção, envolve a razão, o verdadeiro adorador não é inconstante e nem volúvel “adora hoje e amanhã quer deixar de ser crente”

2-REVERENCIA: A verdadeira adoração não pode ser irreverente (Sl 89.7) Ver: (Ml 1.6) Senhor e Pai...; (Ec 5.1) Guarda o teu pé...;(Ex 3.5) Tira as sandalhas dos teus ...

3-FÉ: A fé é um elemento indispensável na verdadeira adoração (Hb 11.6) Sem fé é impossível agradar a Deus... Vejamos alguns exemplos:

3-1 – O exemplo de Abraão: (Gn 22.5) “Aqui encontramos a primeira referência bíblica acerca da adoração”. A atitude de fé de Abraão aparece no fato de ele Ter dito: “...eu e o moço subiremos ali...e havendo adorado tornaremos a vós” A fé nos faz acreditar de forma incondicional nas promessas de Deus (Gn 21.12; Hb 11.17,18).

3-2 – O exemplo da mulher cananéia: (Mt 15.21-28) Pela fé ela consegue transpor todas as barreiras e adorar ao Senhor, vencendo assim a resistência de Deus.
a) – A barreira do silêncio (v 23a)...não lhe respondeu palavras;
b) – A barreira da indiferença (v 23b)...despede-a que vem correndo atrás de nós;
c) – A barreira do preconceito racial (24a) Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel – Ela adorou e disse: Senhor socorre-me. (v 25);
d) – A barreira da humilhação (v 26) ...pão dos filhos aos cachorrinhos.

3-3 – O exemplo de Jó: (Jó 1.20,21) Quando tudo lhe parecia perdido, seu mundo havia desmoronado, perdera tudo, mesmo assim ele rasga o seu manto, raspa sua cabeça, lança-se em terra (símbolo de humilhação) e adorou ao Senhor e disse: Nu sai do ventre...

Nota: Encontramos em Jó um dos maiores exemplos de adoração sincera e verdadeira, desprovida de qualquer interesse pessoal.

3-3-1-O diabo havia acusado Deus de suborno: (Jó 1.9,10) Tu o enchestes de bens...

3-3-2-Acusou a Jó de interesseiro: (Jó 1.11) Ele só te serve por interesse; “estende a tua mão e toca-lhe em tudo o que tens e verás se não blasfemas de ti na tua face”

3-4 – O exemplo de Habacuque: (Hc 3.17,18) O adorador incondicional “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, os campos não produzam mantimentos, as ovelhas... e nos currais não...todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação”.

Obs. Há uma nova geração de crentes hoje que são “Pseudo adoradores”. Fazem de Deus o seu objeto de consumo, um meio para os seus fins. Os verdadeiros adoradores adoram a Deus pelo que Ele é, não pelo que Ele tem; Deus procura os tais adoradores.

3-5 - E exemplo de Jó: (Jó 1.20-22) Jó provou que a sua adoração a Deus era incondicional, não dependia de circunstâncias, adorava a Deus pelo que Ele era, é e sempre será, sua adoração não era fruto do interesse pessoal, mesquinho e materialista “O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja...” O mesmo se pode dizer de Habacuque.

4-OBEDIÊNCIA: A verdadeira adoração está intimamente ligada à obediência (Gn 22.3) Abraão não questiona com Deus, simplesmente obedece.

4-1-O verdadeiro adorador não pode ser desobediente: Ninguém pode oferecer a Deus verdadeira adoração se não vive em obediência: cantam, pulam, choram, gritam, porém, não obedecem.

5-DOAÇÃO, DISPOSIÇÃO PARA DAR: Na verdadeira adoração envolve o ato de dar; o verdadeiro adorador não pode ser egoísta, mesquinho ou avarento. Veja os exemplos a seguir:

5-1-Abraão ofereceu Isaque: (Gn 22.9,10).

5-2-O reis magos ofereceram ouro, incenso e mirra: (Mt 2.2,11).

5-3-O salmista trazia suas oferendas para tributar a glória devida a seu nome: (Sl 96.7-9). Adorar a Deus é dever de todo homem.

5-4-Salomão honrava ao Senhor com as primícias da sua renda: (Pv 3.9,10)

5-5-Deus disse a Moisés que ninguém deveria apresentar-se diante Dele vazio: (Ex 23.15).

Obs. O que dizer do crente que diz que adora a Deus e não tem coragem de trazer o seu dízimo na casa do Senhor, não tem coragem de ofertar ao Senhor? Tem gente que só quer receber! O verdadeiro adorador sempre tem algo para oferecer.

CONCLUSÃO: Deus está procurando os verdadeiros adoradores; Que tipo de adorador você é?
Adorador condicional? Aquele que depende das circunstâncias.

Adorador negociador e interesseiro? Só adora em troca de benefícios pessoais.

Adorador egoísta, mesquinho e avarento? Só quer receber, nunca tem nada para oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário