terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lealdade e Deslealdade

Lealdade e Deslealdade

Sete Lições sobre Lealdade
Lição 3-  Uma pessoa leal  não segura informação
Uma pessoa leal é franca com seu pastor sênior a respeito de qualquer coisa que esteja ocorrendo. Eu considero alguém leal se ele me conta a respeito de alguma corrupção que está acontecendo. Se eu descubro que ele sabia de algo o tempo todo, mas não disse nada, eu considerei que ele é desleal.
Há muitos exemplos na Bíblia de pessoas que não guardaram a informação. Algumas delas conduziram a grandes revelações e bênçãos. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios e disse:
“Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação..” (I Coríntios 5:1)
Observe que Paulo não tinha uma palavra de conhecimento sobre a extensão da imoralidade que estava acontecendo na igreja. Alguém relatou isso a ele. Uma estrutura boa e leal funciona por intermédio de pessoas fiéis que informam a cúpula a respeito de qualquer coisa que esteja fora da ordem. Nós não teríamos todos os ensinamentos de 1 Coríntios 5 se alguém não tivesse relatado acerca desse ato de pecado.
Observe como outra família relatou a Paulo sobre alguns acontecimentos na igreja. Esse relatório nem mesmo veio do pastor, mas de um membro comum da igreja chamado Cloé.
“me foi  comunicado pelos da família de Cloé, que há contenda” ( I Coríntios 1:11)
Esses relatos levam á edificação da igreja. Há uma diferença entre relato piedoso ás autoridades apropriadas e fofoca caluniadora.
A noiva do pastor tinha outro namorado
Lembro-me de um ministro que propôs casamento a uma moça e começou a namorá-la. Sem o conhecimento do ministro, essa moça, embora fosse um membro regular da igreja, tinha um namorado não crente. Esse ministro não sabia o que estava enfrentando!
Ocorreu que havia outro membro da igreja que trabalhava na mesma área que essa jovem. Após certo tempo, essa irmã disse para si mesma: esta jovem moça está se preparando para casar com um de nossos pastores. Mas eu vejo que ela tem um namorando não crente ao mesmo tempo. Ela está levando uma vida dupla.
Ela deu com a língua nos dentes
Essa irmã se encheu de coragem, dirigiu-se ao escritório da igreja e contou tudo. Os demais pastores ficaram horrorizados, porém, agradecidos a essa irmã leal. Veja, o relatório piedoso salvou a vida daquele pastor.
Se você não segurar a informação, um dia isso pode salvar sua vida. Por exemplo, Mardoqueu havia anteriormente revelado dois assassinos que quase mataram o rei.
 “Bigtã e Teres, procuraram por as mãos no rei Assuero. E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele fez saber” ( Ester 2:21,22 )
Quando você sabe de algo mau, você deve contar! O gesto de lealdade de Mardoqueu foi registrado nos anais da nação. O rei não podia dormir certa noite e estava lendo alguns materiais dos arquivos. Ele descobriu que Mardoqueu ( a quem estava prestes a executar ) havia de fato salvado a sua vida.
Essa revelação provou que Mardoqueu era realmente uma pessoa muito leal. Quando você segura a informação, a impressão que dá é de que você está a favor do que está acontecendo. É o que chamamos de cumplicidade. Se você descobre uma insurreição e prende todos os rebeldes, este é apenas o primeiro passo. A próxima coisa a ser feita é descobrir todos os que sabiam a respeito. O relatório piedoso pode salvar a vida de uma igreja.
Continua…………

Pr Robson Vital             Igreja Nova Jerusalem  em Células

Nenhum comentário:

Postar um comentário