domingo, 16 de outubro de 2011

Deus Ama os Fracassados

DEUS AMA OS FRACASSADOS
Somos de uma espécie  que não se importa com os que fracassam. Na verdade, temos uma forte tendência para convivermos com os ‘bem-sucedidos, vitoriosos, sarados’ e excluirmos os que erram, os que fracassam. Como denominação ou igreja local, somos o único exército que deixa os seus feridos para trás. A história do soldado Ryan – um filme que retrata uma realidade da segunda guerra mundial –, mostra que todo um batalhão norte americano se arriscou para resgatá-lo e conseguiu. Uma linda história de amor e misericórdia; patriotismo e coragem; renuncia e sentido de missão. Os fracassados precisam de socorro. Eles geralmente estão feridos, amargurados e incompreendidos. Há muitas pessoas assim em nossas igrejas, necessitando ser amadas, compreendidas e encorajadas a permanecerem  na caminhada cristã.
Na Bíblia temos várias histórias de pessoas fracassadas que foram alcançados pela graça de Deus. Raabe, uma prostituta da cidade de Jericó, foi salva pelo Senhor e agregada ao povo de Israel, fazendo parte da genealogia de Jesus (Js 2.1-24; 6.17; Mt 1.5). Jacó era um fracassado (eu me identifico muito com ele) e foi tornado Israel, príncipe de Deus. Era um homem difícil, mas Deus o amava. Lutou com o anjo e alcançou a bênção. Teve a visão de Deus que mudou a sua vida. Quebrantou-se diante do seu irmão Esaú (Gn 33.3,4,8, 10). É impressionante como Deus intervém em nossa história de vida!
A mulher samaritana, junto ao poço de Sicar, abordada por Jesus, que havia tido cinco maridos e o que tinha agora não era o seu marido (João 4.18), foi impactada por Ele e, creio, teve a sua vida mudada (João 4.29). A prostituta na casa de Simão (Lc 7.36-50), que chorava sobre os pés de Jesus, derramando o caríssimo perfume sobre eles, foi  por Ele perdoada e restaurada. O Senhor é especialista em levantar fracassados. Ele não age com base no nosso mérito, mas mediante a Sua graça. Como disse o Senhor Jesus a Paulo, “o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9).
Simão Pedro era um homem fracassado, mas Jesus o amou e, mediante a sua confissão, foi restaurado e se tornou um líder cristão, comprometido com Jesus e o Seu Reino, escrevendo duas belíssimas epístolas que são um primor na literatura bíblica que têm edificado gerações. Saulo de Tarso era um religioso fracassado. O seu modo de agir era caracterizado por legalismo, intolerância e violência contra os cristãos. Mas Deus, em Cristo Jesus, o alcançou com o Seu amor. Ele foi transformado em Paulo, o maior líder da Igreja de Jesus. Em Romanos 7, ele testemunha a realidade do fracasso do homem quando confia em  si mesmo. Era a sua própria condição. No capítulo 8 da mesma epístola, ele testemunha a libertação do homem quando este confia na suficiência da obra de Cristo Jesus, o Senhor.
Os fracassados que têm consciência do seu fracasso e confia na suficiência de Cristo (Lc 5.1-11), são restaurados e encorajados a prosseguirem olhando para Ele, procurando sempre ajudar outros. Reconheçamos nossos fracassos e ajudemos os que precisam de amor, perdão, afeto e encorajamento. Recuperados e fortalecidos pelo Senhor, saiamos da nossa zona de conforto e ajudemos com amor os desvalidos, desesperados e amargurados de espírito. Como os ensina a profecia de Isaias: “O Senhor deu-me a língua dos instruídos para que eu saiba o que dizer ao que está cansado; ele me desperta todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo” (50.4).
Não nos esqueçamos: “Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor.  Os jovens  se cansarão e se fatigarão, e os moços cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, andarão e não se fatigarão” (40.29-31). Que atentemos para o mesmo Isaias:  ”Um ajudou o outro e disse ao seu companheiro: Esforça-te” (41.6).  Que digamos como Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário