domingo, 9 de outubro de 2011

Principio da Igreja Primitiva.

CAMINHANDO EM ALGUNS PRINCÍPIOS DA IGREJA PRIMITIVA

Este tempo em nossa comunidade é um tempo de reflexão de nosso papel como Igreja.
Para então entendermos as diretrizes de Deus para cumprimento de seu propósito na terra, nada melhor do que averiguar condutas da Igreja que deve ser nosso parâmetro: A IGREJA PRIMITIVA.
Neste sentido, vamos analisar esta Igreja incipiente e retirar dela alguns conceitos de Comunhão e vivência presentes nessa comunidade, que são importantíssimos para nosso caminhar como igreja nestes dias, no século XXI.

1º Princípio – A Igreja Precisa viver na UNÇÃO do Espírito Santo. (At.2:1-4) - Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
• O que é Unção?
o Verbos Mashal (AT) e Charisma (NT): Dom ou capacitação divina
• Viver na unção do Espírito é buscar a capacitação de Deus para cumprir seu propósito em nosso meio.
• Como a Igreja primitiva buscava esta capacitação: ORAÇÃO -RELACIONAMENTO COM DEUS

2º Princípio – A UNIDADE – Promovida pela unção do Espírito Santo (At.4:32) - Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.
• Unidade na doutrina (haviam sim algumas diferenças doutrinárias (Ex. Paulo-Pedro, mas as crenças fundamentais eram idênticas)
• Unidade na comunhão e orações (Desejos comuns – sem individualismos)
• Todos os que criam andavam juntos e unidos (comunhão)
• Tinham unidade com humildade.
• Porque tinham unidade o Senhor acrescentava pessoas (At. 2.47b - E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.)

3º Princípio – Anunciavam a mensagem com CORAGEM e OBEDIÊNCIA
(At. 4:31) - Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
• A Igreja teve ter disponibilidade para apregoar a mensagem do Evangelho:
o Não só de palavras, mas também com testemunho de vida.
• O Espírito Santo impulsiona o crente a contar aquilo que Deus tem feito em sua vida a outros.

4º Princípio – Se REUNIAM no TEMPLO e de CASA em CASA (At.2:46) - Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.
• Se reuniam todos os dias com prazer
• A Igreja se reunia nas casas
• Existia uma busca pela informalidade e inter-relação entre os participantes das reuniões
• As relações cristãs devem ser extra-templo, extrapolar as paredes do templo em busca de “ser igreja no mundo” (Bonhoeffer).

5º Princípio – TODOS os membros FUNCIONAVAM – Não haviam “leigos” – TODOS ministravam. (1Co. 14.26) - Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.
• Não existe ministrados e ministrantes; servos e servidos; todos ministram – (1 Co. 12.7 - A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.)
• Deus nos dás seu Espírito para que possamos ministrar aos outros (1Pe. 2.9 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. )
• Quando o véu do templo foi rasgado, acabou-se a separação entre a classe dos que tinham relação com Deus e a classe dos que necessitavam do homens para se relacionar com Deus. TODOS TEMOS A OPORTUNIDADE DE FALAR, SE RELACIONAR E TRABALHAR PARA O SENHOR.

Conclusão
Seguindo o Modelo de Igreja de Atos dos Apóstolos estaremos adequadamente preparados para cumprir o Plano e o Propósito de Deus para a nossa vida e nossa geração; que é: Ganhar Vidas, Consolida-las, treina-las e envia-las a salvar outros, edificando assim o Corpo de Cristo na Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário