quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A PORTA ESTREITA


http://www.deuspoderoso.com.br/img/spacer.gifhttp://www.deuspoderoso.com.br/img/i_r9_c5.jpghttp://www.deuspoderoso.com.br/img/spacer.gif
A Porta Estreita
"Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.
Mas estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que a encontram." (Mateus 7: 13-14).
  • Jesus diz que existem dois caminhos: um largo e um estreito!
  • Isto define algumas coisas: significa que a humanidade não pode ficar em cima do muro! Significa que não há neutralidade na vida espiritual! Se você não está no caminho estreito, obrigatoriamente você está no caminho largo.
  • Não há como a humanidade pensar: "Eu não roubo, não mato, não faço mal a ninguém"! Não são as filosofias, os princípios humanos racionais e as ideologias que fazem você estar em um caminho ou no outro.
  • Jesus diz que só existem dois caminhos: um largo e um estreito. E só!
  • Jesus define, adjetiva, caracteriza esses dois caminhos e quais as conseqüências desses dois caminhos. Aquí Deus está sendo extremamente honesto, verdadeiro, transparente, cristalino com você!
  • Deus está dizendo para o homem: "Não existe mais desculpa para você: um caminho é largo e espaçoso e conduz à morte, à perdição, à destruição. O outro caminho é estreito e conduz à vida eterna!"
  • Deus está sugerindo que você escolha um caminho. Ele não disse apenas que você tem dois caminhos, mas Ele descreve cada um desses caminhos. Ele dá as diferenças, as características e o fim desses dois caminhos.
  • Jesus nos fala de uma forma tão simples que não precisaria muita inteligência para você optar entre um ou outro caminho.
  • Jesus está falando de vida eterna e de perdição eterna de uma forma tão simples que até espanta. Mas isso é para que todos possam entender.
  • Outra coisa importante: não há como herdar o caminho largo e o caminho estreito. Você é que tem que decidir por qual porta vai entrar e por qual caminho vai andar!
  • Você será um dia confrontado para escolher ou o caminho largo ou o caminho estreito!
  • Jesus nos ensina também que há diferenças entre as pessoas que andam nesses caminhos. Alguns dizem que ser cristão não é ser diferente, não é ter objetivos e perfil de vida radical. Mas o interessante é que neste texto Jesus diz que sim! Jesus diz que não há apenas diferenças no caminho, mas nas pessoas que andam por esses caminhos.
  • Alguns dizem que não é necessário pensar no cristianismo como uma vida separada, uma vida santa, acreditando que é possível estar num caminho e, ao mesmo tempo, estar no outro também. Essas pessoas pensam que é possível estar no caminho estreito e, ao mesmo tempo, usufruir dos " benefícios" do caminho largo. Jesus, entretanto, diz que não! São caminhos definidos, diferentes. E isso nos deixa desconfortáveis!
  • Jesus reforça nestes versículos que há um padrão para o caminho estreito. Existe um padrão para o cristão. Existe comportamento e características específicas para o viver cristão.
  • Jesus jamais usou de algum artifício para convencer o homem a escolher o caminho estreito. Ao contrário, Ele fala claramente, honestamente e nos ensina que o Evangelho do reino precisa ser pregado assim: com verdade!
  • Jesus nos ensina que não podemos pregar que: no caminho estreito você pode fazer tudo, não vai ter nenhum problema e que tudo vai ser bom e dar certo! Ele está dizendo que não preguemos este evangelho porque este não é o Seu Evangelho!
  • Como o homem herdou a natureza pecadora de Adão ele estava impossibilitado de fazer qualquer tipo de escolha. Mas depois que Jesus derramou o Seu sangue, na cruz do Calvário, Ele nos deu, de novo, a possibilidade de fazermos uma escolha.
  • Agora podemos dizer "não" à natureza adâmica e "sim" à vida de Cristo em nós. É possível escolher, é possível o homem se libertar, é possível ao homem receber a Salvação em Cristo, é possível ao homem ter uma vida santa. Mas Jesus está dizendo que é você quem decide, quem escolhe.
  • Não importam as escolhas que os seus antepassados fizeram. Não importa se eles eram católicos, espíritas, evangélicos ou qualquer outra coisa. A escolha hoje é você quem faz. Deus deu a você o direito de opinar sobre a sua eternidade.
  • O primeiro passo para você entrar numa vida cristã é a porta estreita. E isso é muito interessante: significa que a decisão é individual, pois passa um de cada vez! Não tem como se misturar na multidão e ficar só no "oba-oba". Não é a multidão que entra pela porta estreita. A porta estreita é individual, pessoal, portanto, passa só um de cada vez!
  • Quando você passa pela porta estreita você deve deixar o mundo para trás. O mundo não passa pela porta estreita. Não cabe o mundo na porta estreita! Quando você passa pela porta estreita você rompe com o mundo, com as correntes, com as tendências, com o modismo, com as multidões.
  • Há um ditado que diz que "a voz do povo é a voz de Deus". Veja o que Jesus diz sobre isso neste versículo: Ele diz que "as multidões entram pelo caminho largo, que conduz à perdicão!"
  • Nós somos tremendamente influenciáveis pelo meio em que vivemos. A filha adolescente quando tem que levar a mãe numa reunião da escola ela pergunta: "Mãe, você vai com esse vestido? Mãe, você vai com esse sapato? Mãe, você não quer se arrumar melhor?" O que ela quer de fato é apresentar a mãe para os demais, pais e coleguinhas, no padrão que os colegas estabeleceram na escola para os pais. Nào é assim? Se os pais não estão no padrão do mundo ou não se enquadram nos padrões que todos na escola acham, os filhos ficam envergonhados de apresentar os seus pais aos amigos, porque o mundo diz que é "assim"!
  • Muitos se drogam hoje para não ficar de fora, porque os amigos se drogam. Muitos vão aos shows de rock, porque o mundo todo ouve rock! Se você não vai eles dizem: "Deixa de ser careta, deixa de ser quadrado!"
  • A multidão quer nortear as normas do seu comportamento: o seu viver, o seu falar, os seus costumes, o seu trajar, o que você come, o que você lê, o que você assiste e até o que você pensa!
  • Jesus está dizendo que no caminho estreito não há espaço para a influência da multidão! Ser cristão é andar na contramão do mundo. Não dá para se agregar às multidões! Jesus está dizendo que a multidão não entra no caminho estreito! Ela vai para o caminho largo, para o caminho de morte, de perdição, de destruição. Esta é a proposta da multidão!
  • Você tem que deixar a multidão, os conceitos do mundo, o parecer do mundo. Tem que deixar o mundanismo. Tem que deixar o adultério. A infidelidade conjugal nas novelas é algo tão natural, tão normal. O homossexualismo é vendido como uma opção pessoal, um estilo de vida. Mas para Deus isso é mundanismo (Romanos 1: 27-28 / Apocalipse 21: 8).
  • Cultuar Satanás e seus demônios está se tornando comum: que mal tem em se ter um gnomo dentro de casa? Afinal ele traz bons fluídos! Ter uma pirâmide e um cristal no quarto que mal há nisso? Todo mundo tem, é moda!
  • Jesus está sendo tremendamente honesto conosco hoje! Ele está dizendo: "NÃO! NÃO ENTRE NA TENDÊNCIA DA MULTIDÃO! Você é um indivíduo! Eu te amo e te vejo como uma pessoa! Eu tenho tempo para você como pessoa. Eu te conheço pelo nome e quero me relacionar com você como pessoa. Pessoalmente, como filho!"
  • Jesus andava no meio das multidões, mas ele sempre tinha tempo para um Zaqueu, um Bartimeu, uma mulher que sofria de fluxo de sangue. Ele sempre teve tempo e compaixão pelos necessitados que verdadeiramente queriam vê-Lo e conhecê-Lo. E Ele parava para conversar com essas pessoas. Ele se encontrava com elas. E Ele continua fazendo isso hoje. Ele quer verdadeiramente se encontrar com você!
  • Ele quer que você o experimente de fato. Não apenas como um conceito mental. Não somente como uma influência, mas que você se relacione com Ele como Aquele que criou os céus, a Terra e tudo o que neles há. Ele quer Se relacionar com você individualmente. E Ele diz que para isso você tem que passar pela porta estreita. E é você quem decide isso, quem escolhe. Mas Ele deixa claro que você só O encontra no caminho estreito!
  • Quando o povo de Israel foi liberto da escravidão do Egito e entrou no deserto, passado um tempo eles começaram a ter saudades das coisas do Egito, das coisas que eles haviam deixado para trás. Embora eles houvessem sido libertos do Egito, que significa escravidão, vida velha, pecado, o Egito não havia saído dos seus corações. Começaram a ter saudades: lá tinha um conjunto de rock muito bom, uma discoteca muito famosa, uma boate excelente, uma bebida 10, um motel tremendo!
  • Mas quando Jesus diz que devemos entrar pela porta estreita Ele está dizendo que precisamos deixar tudo lá fora, inclusive o seu velho homem, porque não passam duas pessoas na porta estreita. Só passa um, o seu novo homem, nascido de Deus, regenerado. Portanto, o seu velho homem tem que ficar lá fora!
  • É impressionante a simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo: porta estreita significa exclusividade. A bagagem da vida velha, do caminho largo, não combina com o novo caminho, o caminho estreito. Nós temos que deixar o nosso "eu", deixar o nosso homem velho! É exclusivo. É interessante que Deus é exigente e Seu padrão é elevado. E esse padrão divino Ele não negocia com ninguém!
  • Se Jesus estava sendo extremamente sincero, por que os pastores e líderes das igrejas não deveriam ser também? Quando você estiver diante do Trono Branco para ser julgado, você não terá desculpas para dar diante de Deus, após ter ouvido o que você está ouvindo hoje! Há um peso de responsablidade sobre a sua vida! Você é responsável porque o Evangelho é claro.
  • Não podemos continuar usando de subterfúgios, não podemos ficar alisando, não podemos cultivar pecados preferenciais, acariciar pecados já confessados mas que, no fundo, a gente não quer deixar definitivamente! Cometemos o pecado, confessamos, pecamos de novo, confessamos e cometemos de novo ... .... como um bichinho de estimação!
  • Conta a história que na França havia uma mulher viúva que morava numa casa muito grande. Ela tinha como "hobby" criar cobras! E ela tinha muitas cobras na sua casa. E ela dava nomes para cada uma dessas cobras. As pessoas a questionavam dizendo: "Não é perigoso?" E ela respondia: "Que perigoso que nada!" E ela comprava comida para as cobras e vivia alí despreocupada com elas. Mas passado algum tempo, as pessoas observaram que a casa permanecia fechada e não se via mais movimento alí. Chamaram, então a polícia. A polícia arrombou a porta e encontrou a mulher deitada em sua cama, completamente picada pelas cobras, roxa, morta! O pecado é mais ou menos assim. Você convive com ele, ele parece manso, parece que não vai fazer tão mal para você assim. Você pensa que pode domesticá-lo, amansá-lo, até que ele dá o bote fatal! A Bíblia diz: "Pois o salário do pecado é a morte ..." (Romanos 6: 23-a).
  • Estreito é sinônimo de liberto! Ao contrário do que as pessoas pensam: que ser crente é não poder beber, não poder fumar, não poder fazer isso ou aquilo! Entrar pelo caminho estreito é ser liberto!
  • Muitos bebem para se sentirem mais soltos, mais sociáveis, mais desinibidos. Como nós fomos libertos por Jesus não precisamos mais dessas "muletas" para nos sentirmos bem. Nós temos opção de dizer não! Mas, o que bebe, não tem essa opção porque se ele não beber ele não vão se sentir bem! Nós temos a opção de dizer sim ou não para o cigarro. Mas o fumante não tem essa opção porque ele é escravo do cigarro!
  • Você percebe agora o que é o caminho estreito? Estreito é ser liberto, é ser livre! É você ter a possibilidade de escolher!
  • O apóstolo Paulo diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Coríntios 6: 12).
  • A Bíblia diz que: "... aquele que comete pecado é escravo do pecado" (João 8: 34).
  • Estar no caminho estreito é estar livre, liberto! A porta estreita nos sugere que o início do caminho estreito é inegociável. O começo da caminhada com Jesus é um começo extremamente honesto. Você deve tomar consciência do que você está fazendo. O caminho estreito propõe que, na sua caminhada cristã, existirão dificuldades. Diferente de muitos que pregam que você ficará livre de todas as suas dificuldades, terá só bênçãos, prosperidade, BMW zero na garagem, etc... Sim, existem dificuldades na vida cristã. E nós seríamos desonestos se dissessemos o contrário a você.
  • O caminho é estreito porque ele não propõe um fim em si mesmo. O caminho é estreito porque ele aponta para o fim: que é a vida eterna! A vida eterna aqui é, no grego, "ZOE", ou seja, a vida eterna, a própria vida de Deus. Deus quer compartilhar a vida d’Ele, a natureza d’Ele, a essência d’Ele. Ele quer que você seja igual a Seu Filho Jesus! Por isso é que o caminho é estreito, porque Ele não propõe que você fique estacionado nele, mas que você ande, avance, galgue a sua vida cristã e chegue ao fim dela.
  • O outro caminho é largo porque ele não quer que você pare para pensar qual é o fim dele. Então ele propõe atrativos, enganos, para que você permaneça à margem do caminho e não pense no fim dele. Mas o caminho estreito faz com que você pense no fim dele.
  • O caminho estreito desemboca num lugar muito amplo, muito largo. Mas o caminho largo desemboca num caminho muito estreito. É isso que Jesus está dizendo: "O caminho estreito conduz à vida, vida abundante, vida de paz, vida de vitórias. Mas o caminho largo oferece coisas do dia a dia, coisas da natureza humana, coisas carnais, para que você se distraia e não chegue a perceber o fim desse caminho. Porque se ele fizer você perceber aonde ele vai desembocar, você não vai querer o caminho largo. Então ele promove enganos para desviar a atenção do homem.
  • A Bíblia diz: "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim conduz à morte" (Provérbios 16: 25).
  • Quantos de vocês que, se pudessem voltar atrás, não dariam tudo para não ter entrado em caminhos que entraram há um tempo atrás? Não fariam mais hoje o que fizeram no passado? Não assumiriam aquele relacionamento que assumiram? Naquele instante pareciam caminhos de bem, mas eram caminhos de morte!
  • Mas Jesus está dizendo: "O caminho que Eu estou propondo a vocês é um caminho de porta estreita, dificuldades, e não são todos os que querem entrar por ele. Mas o fim deste caminho te conduz à vida, te conduz à vitória, te conduz à libertação. O fim deste caminho te conduz a uma vida plena em Deus".
  • É importante saber que algumas pessoas entram no caminho estreito, mas com uma "visão de tatu"! Eles querem cavar, alargar o caminho de todo o jeito. E ficam negociando com Deus: "Senhor, mas isto pode, isto não tem problema!"
  • Não usufruem da proposta do caminho estreito, não acordam de manhã cedo numa ardente expectação da volta iminente de Jesus Cristo. Paulo dizia: "é melhor estar com Ele do que estar aquí!".
  • O maior sinal das pessoas que vivem no caminho estreito é orarem constantemente dizendo: "Maranata! Vem Senhor Jesus. Eu quero Te encontrar Jesus, eu quero estar Contigo, eu quero ser arrebatado nos ares, eu não vejo a hora de estar Contigo!" Este é o sintoma daqueles que estão no caminho estreito.
  • Em contrapartida, aqueles que estão no caminho largo dizem: "Está bom aqui! Este mundo não é tão ruim como dizem!
  • É bom saber que existem alegrias no caminho estreito! Quando você passa pela porta estreita e começa a caminhar no caminho estreito, você está em Deus. Então você tem paz, você se encontra! Existencialmente você encontra um chão debaixo dos seus pés. Você sabe exatamente para onde está indo!
  • O mundo pode estar desmoronando ao seu lado, mas você sabe para onde está indo! Você liga a televisão e vê que a tendência do mundo é totalmente oposta ao caminho que você escolheu. Mas isso não te aborrece, não te desespera, ao contrário, só ratifica (confirma) que você está no caminho certo! Aleluias!
  • Existe paz no caminho estreito, existem alegrias no caminho estreito, existem vitórias no caminho estreito! As diferenças que existem entre os programas daqueles que estão no caminho largo, daqueles que estão no caminho estreito, é que aqueles que estão no caminho largo, dependem do lazer para obter a alegria. Já os que estão no caminho estreito fazem os seus programas porque são alegres! Nós não vamos à praia para sermos felizes e ficarmos alegres. Nós vamos à praia porque somos felizes e alegres! Essa é a diferença!
  • A proposta do nosso coração é que você avalie aonde você esta:
  1. Será que você está no caminho estreito e lutando com Deus para ficar no caminho largo?
  2. Será que você não está tentando importatar do caminho largo algumas coisas escusas para o caminho estreito?
  • A maioria dos brasileiros valoriza mais os produtos importados. Será que não estamos fazendo o mesmo valorizando mais o que está no caminho largo do que aquilo que está no caminho estreito?
  • Temos que saber que tudo o que é do caminho largo é cosmético, é fachada, é aparência e máscara! Por detrás está o laço, o anzol, o engano e a armadilha!
  • Não tente importar nada do caminho largo! Decida-se hoje mesmo! Viva a plenitude do caminho estreito. Delicie-se. Viva amplamente e seja feliz no caminho estreito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário