domingo, 16 de outubro de 2011

O Problema da Rebeldia

O PROBLEMA DA REBELDIA

Leitura bíblica: Números 12.1-16
1. Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope.
2. “Será que o SENHOR tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o SENHOR ouviu isso.
3. Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.
4. Imediatamente o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá.
5. Então o SENHOR desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,
6. e Ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do SENHOR, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.
7. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
8. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do SENHOR. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?”
9. Então a ira do SENHOR acendeu-se contra eles, e Ele os deixou.
10. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para Miriã, viu que ela estava com lepra
11. e disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos.
12. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído”.
13. Então Moisés clamou ao SENHOR: “Ó Deus, por misericórdia, concede-lhe cura!”
14. O SENHOR respondeu a Moisés: “Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta”.
15. Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta.
16. Depois disso, partiram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã.

Por que não temeram criticar meu servo Moisés? (Nm 12.8b)

Quem acompanha a trajetória da vida de Miriã, observa desde sua infância uma pessoa de uma inteligência sagaz e sensível. Ela teve um papel importantíssimo na preservação da vida do recém-nascido Moisés. Miriã foi a guardiã do bercinho flutuante onde estava o rechonchudo e sadio bebê Moisés. Quando a filha de Faraó descobre tratar-se de uma criança hebréia, Miriã aparece, sugerindo: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino?" (Êx 2.7) Esta palavra, dita no momento certo, trouxe para o pequeno Moisés o carinho sem par de sua própria mãe, que o instruiu no patriotismo e no temor do Deus verdadeiro.
Mais tarde vemos Miriã conduzindo um coro de mulheres em um cântico triunfal após a passagem do Mar Vermelho. A Bíblia retrata Miriã como musicista, cantora e profetisa. Apesar de tudo isso, num momento de descuido espiritual, foi seduzida pelo inimigo a criticar o seu irmão Moisés, o líder a quem Deus escolhera.
Diante desse deslize recebeu o juízo de Deus, contraindo lepra e sendo obrigada a ficar pelo menos sete dias fora do acampamento de Israel.
Se há uma coisa que Deus abomina na vida de uma pessoa é a atitude de rebeldia e suas manifestações. Observe o que diz a Bíblia acerca da rebeldia: "A rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria" (1Sm 15.23a).
Que todos nós possamos aprender a respeitar as autoridades colocadas por Deus acima de nós. Deus, sendo a autoridade máxima, deseja que aprendamos a respeitar as autoridades e a obedecer-lhes, para que, na última instância, obedeçamos também ao próprio Deus. - MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário