sexta-feira, 22 de junho de 2012


TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ

..”Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” – Marcos 9. 22-b e 23 (NVI).
O propósito desta Pastoral é reafirmar a cada um de nós, como filhos de Deus, que toda e qualquer intenção ou serviço de natureza espiritual que façamos vai ter valor dependendo do que realmente somos; o que somos vai depender do que recebemos; e o que recebemos vai depender da regularidade de nossa comunhão com Deus. A oração é um dos meios de estabelecermos e mantermos esta íntima comunhão com Deus.
Jesus veio ao mundo para transmitir e implantar no coração dos homens perdidos o Reino de Deus. Para cumprimento desta missão, Jesus vocacionou e preparou homens de variadas camadas sociais e continua chamando e preparando inúmeros discípulos, de ambos os sexos. Dentre os discípulos que Jesus preparou, separou doze para receberem preparo mais intenso e, depois, os enviou para pregar o Evangelho. Por isso são chamados “apóstolos” ou enviados. Esses doze homens se tornaram seus amigos. No grupo dos doze, Jesus tinha três que se tornaram seus amigos mais íntimos: Pedro, Tiago e João.
Certo dia, Jesus convidou esses três discípulos para subirem com Ele ao alto de um monte para revelar-Se a eles, para ter comunhão com eles, e ordenou que os outros nove permanecessem ali e não subissem, mas que os esperassem ao pé desse monte.
Do alto do monte, as visões são mais amplas. Do alto do monte, a comunhão é mais intensa. Do alto do monte, a adoração se torna mais real. Houve outras duas oportunidades em que só esses três discípulos estavam presentes: Na ressurreição da filha de Jairo (Marcos 5.37) e no Getsêmani(Mateus 26.37). Quem nunca teve a visão da Glória de Deus no monte da oração e da intercessão não pode socorrer os excluídos ou exercitar compaixão ao pé do monte. Que experiências se pode ter do alto do monte?
Em primeiro lugar
NO ALTO DO MONTE NÓS CONHECEMOS MELHOR QUEM É JESUS. Para nossa meditação, este MONTE é o da oração, da comunhão, da intimidade com Deus, da intercessão, da meditação, da adoração e louvor, da submissão e da obediência. No alto do monte, Jesus Se revelou a Seus discípulos que Ele é o próprio Deus, Filho Unigênito do Pai entre nós, Humanidade: “…ali Ele foi transfigurado diante deles.” (v.2). A transfiguração de Jesus é uma visão da glória de Deus. É Jesus revelando-Se Deus e Se manifestando à Humanidade ali representada por Pedro, Tiago e João: “Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las.”(v.3). Jesus revelando Sua santidade, pureza e beleza. A transfiguração de Jesus fluiu naturalmente de Sua pessoa, que incluía a oração, pois Ele falava com o Pai. A transfiguração de Jesus mostrou a necessidade e o poder da adoração. A transfiguração de Jesus mostrou que no alto do monte a visão e a transformação são possíveis em nossa vida. A transfiguração de Jesus promoveu uma reunião histórica no alto do monte: “e apareceu diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.” (v.4). A Era da Graça chegou e Jesus encerrou em Si as Eras da Lei (representada por Moisés) e a Era dos Profetas (representada por Elias) que apontavam para Jesus. A transfiguração de Jesus, por ser algo sobrenatural, deixou os discípulos estonteados, apavorados, sem saber o que dizer: “Então Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados.” (vs.5 e 6). A transfiguração de Jesus solenizou a revelação de Deus à Humanidade: “A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu; e dela saiu uma voz que disse: Este é o meu Filho amado. Ouçam-no.” (v.7). O Pai Se manifestou à humanidade a respeito do Filho e fez essa solene declaração.
E o que a transfiguração de Jesus tem a dizer à Humanidade e à Igreja nestes dias? Tem a dizer que subir ao monte da oração, da comunhão, da adoração é vital e de suma importância para a Igreja. Precisamos estar atentos a tudo que Jesus quer nos dizer nos momentos de comunhão com Ele na oração.
Eles não poderiam permanecer para sempre no alto do monte porque a vida continuava ao pé do monte: “Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem (Jesus) tivesse ressuscitado dos mortos…” (v.9 e 10). Os discípulos ficaram estupefatos, entupidos, mudos de gozo, alegria e felicidade.
Em segundo lugar
NO ALTO DO MONTE CONHECEMOS MELHOR O PODER DE JESUS. Repito, este MONTE é o da oração, da comunhão, da intimidade com Deus, da intercessão, da meditação, da adoração e louvor, da submissão e da obediência. Ao descer do monte, veio ao encontro de Jesus uma multidão para saudá-LO. Perguntou Jesus: “O que vocês estão discutindo?”. A falta do Poder de Deus gera todo tipo de discussão. O pai do menino endemoninhado se apresentou e disse: “… pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram” (vs.17 e 18). A discussão entre eles por certo girava em torno do garoto: “faz assim… não, assim, não…” e os demônios ficavam zombando deles…”, “…quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino…” (v.20). A presença de Jesus incomoda o diabo. Jesus está presente em nós, pelo Seu Espírito Santo, e o diabo tem que se incomodar com a nossa presença no mundo. O pai do menino continuou: “…mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos!” (v.22). O pai do menino só tinha ouvido falar de Jesus, mas não O conhecia. Fazer a obra de Deus sem compaixão é algo frio e sem poder! Jesus respondeu: “Se podes? Tudo é possível àquele que crê” (v.23), ao que o pai prontamente disse:“Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”. Só depois desta declaração de fé é que Jesus operou a libertação do menino. Aleluia!
Em terceiro lugar
NO ALTO DO MONTE NÓS ENTENDEMOS MELHOR O QUE JESUS QUER E ESPERA DE NÓS. Repito, que este MONTE é o da oração, da comunhão, da intimidade com Deus, da intercessão, da meditação, da adoração e louvor, da submissão e da obediência. “Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram: Por que não conseguimos expulsá-lo?” (v.28), ou o que nos falta para aprendermos essa lição? Em outras palavras, Jesus respondeu: “Vocês ainda não estão preparados. Vocês precisam orar e jejuar muito… Este é o segredo!”“Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”(v.29). Jesus e os discípulos saíram a pé, caminharam um trecho longo, em grupinhos ou duplas que iam conversando, uns mais próximos de Jesus, outros mais distantes. Ao chegarem ao destino em Cafarnaum, Jesus lhes perguntou: “O que vocês estavam discutindo no caminho?” (v.33), ou, “a respeito do menino recém-liberto, do pai do menino, sobre minha morte e ressurreição… o quê? Mesmo andando pelas estradas, eu quero aproveitar o tempo para lhes ensinar…”. “Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior” (v.34).
Como isto deve ter doído no coração de Jesus! Jesus estava querendo fazê-los conhecer bem o Reino de Deus para dar continuidade à Sua obra, e os discípulos estavam interessados em saber quem seria o maior entre eles… Misericórdia! Quem não sobe ao alto do monte é que tem este tipo de preocupação! Este MONTE é o da oração, da comunhão, da intimidade com Deus, da intercessão, da meditação, da adoração e louvor, da submissão e da obediência.
Concluindo: no alto do monte da oração, da comunhão, da intimidade com Deus, da intercessão, da meditação, da adoração e louvor, da submissão e da obediência, Jesus nos mostrou Quem Ele é, Sua glória e Sua Divindade. No alto do monte da oração, Jesus nos mostrou o Que Ele pode, o Seu Poder sobre o inimigo, satanás. Jesus quer fazer isso conosco hoje no monte da oração, da comunhão, da intimidade com Deus, da intercessão, da meditação, da adoração e louvor, da submissão e da obediência.
Queridos irmãos, subamos juntos o monte da oração neste ano de 2006. Façamos dele nosso lema e nosso tema. Gostaria de fazer algo prático para nos ajudar a subir este monte da oração, principalmente da intercessão em favor de outros. Quando oramos por alguém, Deus sempre reserva bênçãos especiais para nós. Não é barganha!  “MEU COMPROMISSO DE ORAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário