sexta-feira, 22 de junho de 2012


Discipulado é ordem bíblica. Discipulado é coisa séria. É mais difícil fazer discípulos do que simplesmente pregar. É claro que pregação, seguida de sinais confirmatórios e de uma vida consagrada de testemunho, é algo poderossíssimo.
O discipulado está sendo descoberto. Ele é bíblico,é prático, é eficaz e é necessário nos dias atuais. Há muita superficialidade religiosa em nossos dias. Você encontra aqueles que são religiosos por tradição, por nascimento e não necessariamente por convicção.
Há também,em nosso meio, pessoas bem intencionadas, que foram tocadas pela Graça de Deus, são sinceras, mas só conhecem os rudimentos da fé. São crentes que pararam em João 3:16. São novos na fé, sem muito conhecimento bíblico e teológico-doutrinário. Às vezes tem lideranças, são dinâmicos, e terminam até sendo oficiais da Igreja, professores de Bíblia na Escola Dominical, pregadores, mas… nunca fizeram sequer um discípulo para o Senhor da Igreja. Por isso, não estão preparados para dar razão da esperança que neles há.
É tempo de fazer discípulos. É tempo de se deixar discipular e até buscar o discipulado. A nossa Igreja tem material humano, agora, é uma questão de despertamento e vontade.
Você sabe por que a Igreja anda falhando em discipular e não cresce como deveria crescer? Já temos 41 anos! Pela desobêdiencia.
1º- Jesus Ordenou: “Ide”; a Igreja diz “vinde”. Vinde às conferências; vinde aos retiros espirituais; vinde aos cultos. Vinde ouvir um grupo coral, ou um pregador… A ordem de Jesus foi “à medida que ides, ou indo, fazei discípulos, pregai, ensinai, curai…”. Estamos desobedecendo.
2º- Jesus disse:  “Fazei discípulos”, o que é mais complexo, mais difícil, denota tempo, preparo e entrega. Nós, Igreja, ao invés de discipular, preferimos pregar, e só pregamos. A pregação bíblica, era seguida de discipulado respaldado pelo testemunho. Por isso, a Igreja primitiva crescia a cada dia.
3º- Jesus deu-nos o seu exemplo de missão integral. Mateus 4: 23: Ensinando nas sinogogas; pregando o Evangelho do Reino; e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo. A Igreja de Cristo precisa ensinar, pregar e curar. Isto faz parte de um programa sério de discipulado.
Devemos fazer discípulos para Jesus, não para nós mesmos. Discipular não é fazer uma duplicada de mim mesmo, é fazer do outro alguém que conhece a Jesus, que sabe o que Ele fez e o que Ele ensinou.
A Bíblia está refleta de exemplos de discipulamento desde os discípulos dos profetas, os de João Batista e os de Jesus. Portanto, discipular é obedecer  a Bíblia.
Por fim, busquemos a cada dia a Graça de Deus para exercemos nosso papel de discipuladores!.
Lembremo-nos das sábias e oportunas palavras Bíblicas: “O que ganha almas é sábio”. (Provérbios 11: 30b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário