quinta-feira, 21 de junho de 2012



A Tentação e a Queda (Parte II)
     TEXTO
Gn 3:1-7

INTRODUCAO
Na outra mensagem vimos como Deus estabeleceu com o homem a quem fez sua semelhanca. E tambem que Satanás era um querubim no ceu, mas desobedeceu, rebelou-se contra Deus e foi expulso do ceu. A tentacao Ardilosa de Satanás contra o homem, veremos o que mais Satanás lanca sobre o homem.

Tres Duvidas Que Satanás Suscitou
E pecado grave o homem conversar com Satanás a respeito da ordem absoluta de Deus. No caso de Adao a ordem era nao comer da arvore do conhecimento do bem e do mal. A autoridade absoluta de Deus jamais deve tornar-se objeto de disputa do homem. No que tange a nossa fe, nao ha lugar para argumentos da nossa parte.
Diante de Deus, existe apenas absoluta obediência ou absoluta desobediência a qualquer de suas ordens. Mas Satanás suscitou três dúvidas em Eva:

‑ Primeira => Foi acerca da bondade de Deus. Disse Satanás: I"...Os vossos olhos se abrirao." Isso fez Eva pensar que Deus estava escondendo deles algo melhor. A insatisfacao foi despertada na mente de Eva, e isso a levou a desobedecer a Deus.

‑ Segunda => Satanás fez com que Eva duvidasse da veracidade de Deus.
‑ "E assim que Deus disse:Nao comeras de todo a arvore do jardim?" Gn 3:1
Satanás negou a Palavra de Deus, contradizendo-a: "Certamente nao morrereis", mas Deus havia declarado explicitamente:
‑ "Morrereis".

‑ Terceira => Satanás fez Eva duvidar da santidade de Deus. Fê-la pensar que Deus havia proibido o fruto por ciume. E se o homem se tornasse como Deus, se comesse do fruto?
 Uma vez que essas dúvidas se formaram no coração de Eva através da tentação de Satanás, o fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal (símbolo da autoridade absoluta de Deus) comecou a ser um objeto de cobica. A partir daquelas duvidas, o fruto comecou a parecer mais apetitoso, mais agradavel aos olhos, e mais desejavel para dar sabedoria. O coracao de Eva havia estado cheio de obediencia, fe, ordem e harmonia, mas quando a duvida nele penetrou, ela comecou a ver o fruto como objeto de concupiscência da carne, concupiscencia dos olhos e soberba da vida (I Jo 2:16).
Finalmente Eva tocou o fruto, colheu-o e comeu-o, e perdeu a bênção da obediencia.


CONCLUSAO
O mesmo Satanás que tao astuciosamente enganou Eva e esta tentando a todos nos hoje, sussurrando: "Sera que Deus realmente disse isso?" Quando Satanás aparecer tao astuciosamente e fizer a mesma pergunta a voce e a mim, reconhecamos que e Satanás. Amarremo-lo em nome de Jesus Cristo e preservemos nossa alma, crucificando a concupiscencia da nossa carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário