quarta-feira, 20 de junho de 2012


Calebe o Valente de Deus
Foram escolhidos 12 espias para observar a terra prometida, entre eles
da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; (Nm 13.6).
Nm 13.
25 Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra.
26 E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
27 E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto.
28 Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque.
29 Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão.

O povo de Israel foi liberto do Egito pela poderosa mão de Deus, conforme sua promessa a Abraão, Isaque e Jacó. Mas, para eles herdarem a terra prometida, deveriam conquistá-la através da guerra. Quanto à questão da guerra, deixamos para outra oportunidade falar sobre ela, hoje a mensagem está focada em outro aspecto.

Eles  haviam saído do Egito e após atravessarem o deserto, estavam diante da terra prometida, mas sempre existe alguém com uma idéia que à primeira vista parece fantástica

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à [morte]. (Prov 16.25)

Por que não enviamos espias para sondar a terra prometida. Para ver como é ela. Aí está a primeira dúvida. Deus aborrece a dúvida, a incredulidade. Se Deus havia prometido, só poderia ser boa, mas eles queriam saber se realmente Deus não estava mentindo. Deus permitiu, mas foi a derrota deles.
Deram um relatório de derrota a Moisés. Não poderemos possuir a terra, pois seus moradores são .........
Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. (Nm 13.30).
E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; (Nm 14.6).

E ficaram do lado de Moisés. Apoiaram Moisés.
O povo quis aprejar a Moisés, Arão, Calebe e Josué.
Deus apareceu na tenda da revelação (naquela época Deus aparecia na tenda, quando queria falar com o povo)..
Por causa da incredulidade o povo passou 40 anos no deserto até que toda aquela geração morresse no deserto.

Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá. (Nm 14.24).

Porque o senhor dissera deles: Certamente morrerão no deserto; pelo que nenhum deles ficou, senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. (Nm 26.65).

salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porquanto perseverou em seguir ao Senhor. (Dt 1.36).

O povo passou 40 anos no deserto. O deserto............................

Depois deste período, quando toda aquela geração estava morta, Deus novamente fala com Moisés

Moisés não pode entrar ..................

Josué ficou com esta responsabilidade.
Após 5 anos de conquista da terra.

6 Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
7 Quarenta anos tinha eu quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra, e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.
8 Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.
9 Naquele dia Moisés jurou, dizendo: Certamente a terra em que pisou o teu pé te será por herança a ti e a teus filhos para sempre, porque perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.
10 E agora eis que o Senhor, como falou, me conservou em vida estes quarenta e cinco anos, desde o tempo em que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11 ainda hoje me acho tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12 Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; porque tu ouviste, naquele dia, que estavam ali os anaquins, bem como cidades grandes e fortificadas. Porventura o Senhor será comigo para os expulsar, como ele disse.
13 Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança. (Jos 14).

De que era feito Calebe, o material,

Nenhum comentário:

Postar um comentário