quarta-feira, 20 de junho de 2012



Jesus e o endemoniando gadareno

Texto bíblico: Marcos 4.35-41 e Marcos 5.1-20
http://www.heltonangelo.com/portal/images/stories/gadareno.jpg
Se formos observar na Bíblia Sagrada, nesta passagem do gadareno, iremos notar que esse jovem o qual a Bíblia Sagrada não menciona o seu nome, foi vítima de uma legião de demônios. E a palavra legião é oriunda dos romanos todas às vezes que se reuniam de dois a seis mil soldados romanos, podia se dizer que tinham uma legião de soldados e eram chamados de legionários. Então é lógico que tinha no corpo daquele homem uma legião de demônios, ou seja, nada mais nada a menos que dois a seis mil demônios.
Vamos observar quais são as características de uma pessoa que, há muito tempo, está sendo vítima de demônios.
Versículo 3; "morava nos sepulcros".
Sepulcros (sepultura; túmulo; jazigo). Sabemos que sepulcro é morada de mortos. Contudo era lá que este homem morava. Isso nos ensina algo muito importante.
A primeira coisa que acontece com alguém que está sendo vítima de demônios é passar a morar entre os mortos, isso quer dizer com alguém pior que ela.
Porém o que é uma pessoa morta? É lógico que é uma pessoa sem reação nenhuma. Quando uma pessoa está possessa de demônios, tudo à sua volta é morte. Os amigos são piores que ela ainda, há morte na família, ou seja, pais e filhos não reagem ao amor, estão como mortos, muitas vezes nem se vêem por semanas, morando na mesma casa.
O casamento é pior ainda, o marido não tem mais desejo pela esposa e nem a esposa pelo marido, estão feito mortos.
A vida financeira não reage, ou seja, ele não vê o fruto de seu trabalho, não consegue parar em emprego nenhum.
Seu salário não dá para nada. E o pior, as pessoas que andam com ela são piores que ela, pois mortos moram com mortos.
Versículo 3; "nem com cadeias podia alguém prendê-lo".
Ainda no versículo três, iremos notar outro princípio muito importante. Ele era incontrolável, ou seja, não tinha controle em nada na sua vida. Pois nem com cadeias podia alguém prendê-lo, ele não gostava de ser confrontado, ou controlado, era um selvagem.
Quando você vir pessoas que não aceitam ser lideradas, ou tem dificuldades em obedecer a ordens, pode ter certeza, elas estão sendo vítimas de um ou mais demônios. Quando vemos mulheres que tem dificuldades de serem lideradas pelo esposo, ou filho pelo pai, ou o empregado pelo patrão, ou o obreiro pelo pastor. Ou seja, quando vemos tudo isso, pode saber que estes tipos de pessoas estão sendo, ou estão começando a serem vítimas de demônios.
Versículo 4;"ninguém podia amansar".
Há pessoas que são tão enraivecidas, que parece um cachorro louco. Tudo para elas é motivo de brigas, o trânsito parece um tormento, as palavras são mais ásperas com todo mundo. Na sua casa lhe falta paciência com todos e muitas vezes sobram para os filhos e animais. No trabalho, elas estão sempre mal humoradas e ninguém gosta de ficar perto delas, as palavras que são dirigidas a elas é o mínimo possível. Como dizem: ninguém consegue amansar a fera.
A Bíblia Sagrada diz: que o gadareno era mais o menos assim, ninguém conseguia amansá-lo, ele era cheio de ódio, cheio de raiva e ira.
Quero dizer que este é um dos principais sintomas de uma pessoa que está começando um processo de possessão demoníaca. O diabo sempre irá querer que nós percamos a calma, e nos tornemos incontroláveis devido à raiva. Há crentes, que por qualquer coisa estão brigando.
Versículo 5; "andava sempre de dia e de noite".
Você conhece alguém que não tem paradeiro? Com certeza você deve conhecer. Porém há muitas maneiras de conhecer uma pessoa que não tem paradeiro. Há pessoas que não pára em lugar nenhum, em nenhum emprego, em nenhuma cidade, com nenhum relacionamento. Há muitos que vivem mudando de cidade, não conseguem criar raízes, nem vinculo com ninguém e como a família sofre por este tipo de demônio. Há outros também, que passam o dia na correria, no entanto não é por ter muitas coisas para fazer, é porque eles não conseguem ficar parado mesmo. Ou ficar sossegados mesmo, nem que seja por algumas horas. Há maridos que não conseguem ficar com a esposa e há esposas que não conseguem ficar com o esposo, estão sempre arrumando alguma coisa para fazer, este é o espírito da inquietude. E há muitos que são vítimas deste espírito maligno.
Normalmente essas pessoas também têm o desejo de falar terrivelmente e o pior é que só elas falam e não deixa ninguém falar, está sempre falando.
E isso é um grande sintoma de uma pessoa que está sendo vítima de demônios.
Versículo 5; "e feria-se".
Será que você conhece alguém que tudo que faz traz para si mesmo o sofrimento? Com certeza deve conhecer alguém deste tipo. Muitas pessoas que sofrem de depressão pensam que é as pessoas que as fazem sofrer, porém quando já estamos familiarizados com os seus problemas nós descobrimos que não são as pessoas que as fazem sofrer, são elas mesmas.
Há muitas pessoas que são vítimas de um espírito de autocomiseração (pena de si mesmo), ou seja, as fazem se acostumar com o sofrimento. Está comprovado que uma pessoa só sofre quando quer. O maior sofredor é aquele que tem complexo de inferioridade. É aquele que tem que fazer as pessoas terem dó, pena dele.
Estes sempre trazem para si o sofrimento, ou seja, eles mesmos se ferem. Normalmente machucam as pessoas que as amam, são agressivas e pensam que ninguém as ama. Tudo o que ela faz, traz para si mesmo o sofrimento, são relacionamentos, amizades, empregos, atitudes e palavras.
São coisas que normalmente não era para dar confusão, talvez, se fosse com outro não daria, porém como ela já é vítima deste tipo de espírito, com ela em tudo virá confusão, trazendo para si mesmo o sofrimento.
Os demônios não queriam ser expulsos daquela cidade, por quê? Existia direito legal para eles permanecerem naquela província. V-10
Muitas vezes as pessoas expulsam os demônios de suas vidas, porém eles não querem sair.
Não querem sair porque existe legalidade em suas vidas, através de pecados não confessados a Deus.
Qual era esse direito legal? O direito legal estava nos porcos.
A lei do Antigo Testamento proibia comer carne de porco, e qualquer pessoa que criasse porcos estariam desobedecendo à lei de Deus.
Diante disto você relata que aquela cidade de Gadara estava em pecado porque criavam porcos e isso era abominação naqueles dias.
Hoje não é pecado criarem porcos e nem mesmo comer carne de porcos. Diz a palavra:
“Ninguém considere imundo aquilo que Deus purificou”. Atos 10.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário