quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Querida Amiga
Escrevo mais uma vez, na esperança de que minhas palavras registradas nessas cartas, sejam a luz que guie o seu caminho para a saida do tunel escuro pelo qual está passando.
Anteriormente falamos um pouco sobre a importancia de relacionar-se mais intimamente com Deus durante esse periodo de crise.
Sua proximidade com Deus lhe dará as respostas que precisa durante este tempo .
Talvez em algum momento, você tenha se perguntado se realmente é a vontade de Deus que volte a viver com seu marido depois da separação.
Muitas pessoas se fazem essa pregunta quando estão passando por uma crise semelhante. Por tanto, a minha resposta será através de um princípio básico sobre o caráter de Deus, e é que Deus é um Deus de Restauração.

A vontade de Deus nunca será a destruição, nem a separação, por mais que no momento crítico isso pareça a unica solução viável.
Quando enfrentamos a crise, Deus nos dá caminhos para poder solucionar os conflitos interpessoais, e um desses caminhos é o perdão.

O perdão é um ingrediente importante em qualquer relacionamento, partindo da base de que uma relação a dois está formada por seres imperfeitos, que falham que erram e que têm constantemente atitudes imaturas.

Se desejarmos manter relacionamentos saudáveis, é absolutamente necessário : Perdoar.
É isso ou simplesmente, a destruição. Não podemos sequer imaginar a idéia de que numa relação um dos dois nunca vai errar ou magoar ao outro.
Isso é impossivel, pois nossa natureza fraca, sempre nos levará por caminhos que desagradam a Deus, e até mesmo sem querer podemos ofender a quem amamos.
O perdão, então é o caminho que Deus nos deu para solucionar os conflitos entre perssoas imperfeitas. Porém, o que é perdoar?
Perdoar é transpassar o direito de vingança a Deus. É libertar o ofensor da culpa que ele tem.
O perdão é um princípio de Deus. É um mandamento!
Tão forte é esse mandamento, que em Mateus: 18:35 quando Jesus estava ensinando sobre o perdão, disse a seus discipulos: “Assim também meu pai Celeste vos fará, se de todo coração não perdoardes cada um ao seu irmão”.

A consequência de não perdoar não é meramente a amargura do coração e o rancor contra o ofensor, porém também nos impede de receber o perdão de Deus.

Em Mateus 6:14 Jesus acrescenta: “Porque se perdoares aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará. Se porém não perdoares aos homens, (as suas ofensas) tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.
Em consequência, se queremos agradar a Deus, e viver uma vida espiritual saudavel, é importante que pratiquemos o perdão diariamente.
Entre as consequências da falta de perdão em Mateus 18, Jesus fala no versiculo 34 que aquele que não perdôou: “foi entregue aos verdugos, até que lhe pagasse toda a divida.”
Lembrando a história, se tratava de um homem que tinha uma grande dívida com o Senhor, a qual não teria sido perdoada e que na hora de receber o perdão do seu Senhor, havia saído para cobrar uma pequena divida que seu companheiro tinha com ele.
Essa expressão “entregar aos verdugs” fala de uma consequência certa que podemos enfrentar se perdoar-mos de coração. Os verdugos eram torturadores, eram flageladores. Quando não perdoamos, ao quebrar um principio de Deus e desobedecer seu mandamento, estamos expostos a opressão e damos ao diabo e aos seus verdugos direitos legais, para que venham a nossa mente para cobrarem por todos os nossos pecados e erros que tenhamos cometido.

A falta de perdão traz uma grave opressão espiritual, e não somentevem a nossa mente as nossas culpas, mas a ofensa causada por terceiros será constantemente relembrada em nossa mente e nossa amargura aumentará.
Em Hebreus nos adverte sobre isto quando diz: “Atentando, diligentemente, para que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus, nem haja alguma raiz de amargura, que brotando vos pertube, e por meio dela muitos sejam contaminados.” (12:15) Nos separa automaticamente de Deus e nos impede do perdão de Deus... Deixamos de alcançar sua misericórdia e todos os que estão ao nosso redor serão contaminados com a nossa amargura.

Outra realidade que devemos considerar a respeito do perdão é que quando temos um relacionamento com uma pessoa e algo acontece entre nós, afeta o nosso relacionamento, a Bíblia descreve esse laço que se estabelece como um laço espiritual. A figura bíblica para a falta de perdão é que colocamos essas pessoas que nos ofenderam, em uma prisão interna no nosso coração, deonde não conseguimos libertá-los e o lhes fazemos pagar pelas suas culpas.

Quando não perdoamos, deixamos atado espiritualmente ao ofensor. Esse laço espiritual nos faz lembrar uma e outra vez a ferida que nos foi causada.
Agora suge uma pregunta: E se o ofensor não está arrependido do que fez?
O mandamento de estender perdão, não se limita à atitude do ofensor, já que se trata de derramar graça, não podemos esperar que a pessoa mereça o perdão, porque então não seria “graça”. Por isso, é bem possível que o ofensor não tenha consciência da ofensa que causou e que não esteja arrependido do que fez.

É muito mais fácil perdoar quando vemos o ofensor arrependido, quebrantado, de joelhos e humilhado, porém, isso poderia alimentar internamente um pouco da nossa sede de vingança, que guardamos desde o momento da ofensa.
Perdoar significa transpassar esse direito que cremos ter, a Deus. Deixar que Ele faça o que melhor lhe pareça. É obvio que queremos que a pessoa seja castigada, porém quando perdoamos, renunciamos a nosso desejo de fazer o outro pagar pelo que fez.
E se a pessoa me ofende constantemente?
Se assim for, a pratica do perdão deverá ser constante, algo diário, talvez algo mais do que freqüente. Toda vez que somos ofendidos, devemos perdoar sinceramente diante de Deus a pessoa que nos ofendeu.
Entendo que seu coração está cheio de marcas, de feridas, de mágoas causadas pela pessoa a quem amamos e que você se sente enganada e traída profundamente.
Contudo, o único caminho para a cura do seu coração está em Deus. Você deve ir diante dele e derramar seu coração, confessar a Ele todas as feridas, todas as marcas.

Em Isaias 9, Jesus se apresenta como seu “Admirável Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. É a esse Conselheiro Magnífico a quem você deve ir nesse tempo de angústia. Deve buscar a paz de espírito nele, pois somente Ele poderá suprir o que você sente falta.

Aproxime-se dele sem medo dele e conte o que aflige o seu coração, peça que lhe dê forças e escolha perdoar a quem tenha lhe ofendido. Busque a Paz que só Ele pode lhe oferecer no meio da tempestade e encontre nele as Palavras de sabedoria para saber o que fazer no resto do caminho.
Deus lhe diz: “Minha graça é o suficiente, porque meu poder se aperfeiçoa quando você é fraco”, prtanto, não tenha medo da sua fraqueza, porque a fraqueza em Deus não é vulnerabilidade, mas é fortaleza Nele! Quanto menos de você, mais dEle, e essa capacidade de amar que não tem, de perdoar que te faz falta, Ele a suprirá porque Ele habita em você!!!

Vamos dar passos de fé, para sua cura e paz de espírito. Ajoelhe-se na tranquilidade do seu quarto e ore, perdoa e abençoe as pessoas que lhe ofenderam. Acredite que Deus começará a realizar uma obra poderosa na sua vida e na sua família, no seu marido, e em todos aqueles pelos quais você ora...

Con amor,

Nenhum comentário:

Postar um comentário