domingo, 9 de outubro de 2011

Como Lidar com DEPENDENTES Quimícos?

Como lidar com o problema das drogas?

Votar

Resumo

O nível de consumo das drogas vem aumentando cada vez mais. O terror se torna maior ainda quando descobrimos que alguém de quem gostamos muito está envolvido. Ver alguém passar por essa situação não é fácil. Mais difícil ainda é querer ajudar e não saber como. Veja algumas dicas de como lidar com essa situação.


Passos


1

Pare de proteger o dependente dos problemas que ele se envolve. Dê-lhe oportunidade para ver as conseqüências desastrosas de seu vício. Isso aumenta as chances da pessoa enxergar que o uso das drogas não leva a nada.

2

Converse na hora apropriada, em que ambos estejam calmos. Pense antes de falar e não fale com a pessoa se ela está sob o efeito da droga. Ambos podem acabar se magoando com a conversa na hora errada.

3

Mostre sua preocupação e dê apoio total. Conte casos onde o usuário foi prejudicado seriamente pelo uso das drogas e caso você tenha tido experiências nesse universo, divida-as.

4

Comente as conseqüências de não ir atrás de uma ajuda especializada. As pessoas quando usam drogas ficam agressivas e podem até machucar você inconscientemente. Fale que caso se recuse a procurar ajuda, algumas providências serão tomadas e por você.

5

Esteja preparado a qualquer momento para ajudar. Procure entender as causas, conseqüências e locais de tratamento. Quando a pessoa estiver pronta, estenda seu braço e prontifique-se para acompanhá-la.

Importante

  • Não faça nenhum tipo de ameaça. Se a pessoa se sentir intimidada, será muito mais difícil aceitar ajuda. Vá com calma, lembre-se que ela está passando por um momento difícil.
  • Lembre-se que a melhor saída é procurar orientações com pessoas especializadas em dependência química. Ninguém melhor que elas para mostrar o caminho a ser seguido.
  • Há uma série de livros que podem ajudar no entendimento sobre os danos causados pelos consumos das drogas, tanto para o usuário como para os envolvidos diretamente no problema.

    Pr. Robson Vital Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário